Publicado em 06 de maio de 2021

TRIBUTÁRIO - IR 2021: Saiba como declarar participação nos lucros da empresa

Se a empresa onde trabalha fez a distribuição da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), o montante deverá ser lançado no preenchimento do imposto de renda em uma ficha específica, não podendo ser simplesmente somado ao salário. 

A PLR é uma forma muito utilizada para incentivar e recompensar o trabalhador pelo ano de contribuição, não sendo obrigatória e nem concedida a todos os funcionários. Os valores devem ser informados pelo empregador dentro do informe de rendimentos cedido ao empregado.

Como informar a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na declaração

Para declarar corretamente o PLR dentro do programa de preenchimento, existe uma ficha própria que pode ser encontrada no menu à esquerda da tela, intitulada “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”.

 

Selecione a ficha, escolha “Tipos de rendimento”, depois “código 11 - Participação nos Lucros ou Resultados”. Na sequência, especifique se o pagamento foi realizado ao titular ou algum dependente. Preencha o CNPJ da empresa de que recebeu o PLR, o nome, o valor conforme citado no informe de rendimentos e finalize clicando em “Ok”.


Voltar a listagem de notícias
Compartilhar